ALESFE Podcats apresenta temas de interesse público, brasileiros e internacionais, que visam proporcionar contexto de debates do momento, através da visão de Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal, e seus convidados, parlamentares e especialistas.

Combate à sonegação deveria ocupar o centro do debate em torno do equilíbrio das contas públicas

Segundo o Consultor Legislativo e Presidente da Alesfe, Marcus Peixoto, o impacto das questões tributárias nas contas contas públicas é muito mais significativo do que os gastos do Estado com a folha salarial de servidores – folha esta que está dentro dos padrões internacionais.

Dessa maneira, abordar a administração pública pela ótica da economia de gastos ao invés de buscar mecanismos que gerem o aumento da eficiência do serviço público é erro importante da atual proposta de Reforma Administrativa.

A reflexão de Peixoto integra a série de Podcasts “Reforma Administrativa – O que esperar ?”, produzida pela ALESFE – Associação dos Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal.


 

Reforma Administrativa proposta pelo Governo é incipiente e não contempla principais questões da administração pública

Para o Consultor Legislativo do Senado Federal – Fábio Gondim, os itens abordados pela Reforma Administrativa proposta pelo Governo nem sequer tangenciam o ponto mais relevante a ser solucionado na administração pública atual: a carência de metas objetivas que balizem as atividades realizadas pelos servidores e funcionários a fim de atingir resultados concretos.

A reflexão de Gondim integra a série de Podcasts “Reforma Administrativa – O que esperar ?”, produzida pela ALESFE – Associação dos Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal.


 

Para Alexandre Rocha, objetivos buscados pela PEC 32/2020 podem ser alcançados por medidas infraconstitucionais

Na série de Podcasts “Reforma Administrativa – O que esperar ?”, produzida pela ALESFE – Associação dos Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal, o Consultor Legislativo do Senado, Alexandre Rocha destaca que o principal objetivo buscado com PEC 32/2020, o aumento da eficiência do serviço público e a aplicação das punições cabíveis em caso de improdutividade e negligência, pode ser alcançado por meio de mecanismos infraconstitucionais – algo que, segundo ele, eliminaria a necessidade da realização de debates desnecessários e infrutíferos.


 

Petrônio Portella Filho destaca que Brasil tem menos gastos com funcionalismo do que a média mundial

Na série de Podcasts “Reforma Administrativa – O que esperar ?”, produzida pela ALESFE – Associação dos Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal, o Consultor Legislativo do Senado, Petrônio Portella Filho desmistifica a ideia de que o funcionalismo público brasileiro é maior do que deveria ser traçando um comparativo dos gastos do nosso país com o cenário que se apresenta na América Latina e no restante do mundo.


 

Consultor Legislativo do Senado Federal, Fernando Moutinho reflete sobre Reforma Administrativa

Na série de Podcasts “Reforma Administrativa – O que esperar ?”, produzida pela ALESFE – Associação dos Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal, o Consultor Legislativo do Senado, Fernando Moutinho chama a atenção para a recorrência histórica da tentativa de mascarar as injustiças do sistema de tributação vigente no Brasil com a atribuição de culpa ao funcionalismo no âmbito das dificuldades fiscais do país.

Image

Consultor Legislativo do Senado Federal, Fernando Moutinho reflete sobre Reforma Administrativa


 

Para Edvaldo Fernandes, Advogado do Senado, discussões em torno da PEC 32/2020 transcendem a questão do funcionalismo

Na série de Podcasts “Reforma Administrativa – O que esperar ?”, produzida pela ALESFE – Associação dos Consultores Legislativos e Advogados do Senado Federal, o advogado do Senado Federal, Edvaldo Fernandes, afirmou que a discussão em torno da PEC 32/2020 transcendem a questão do funcionalismo e está diretamente relacionada com o modelo de Estado que o país optará por seguir nos próximos anos.

Image


 

Senador Izalci Lucas exalta necessidade de independência e autonomia técnica dos servidores públicos

Série Reforma Administrativa – O Senador Federal pelo DF, Izalci Lucas, destacou a necessidade da promoção de um debate aprofundado acerca da PEC 32/2020 a fim de garantir que a busca por maior eficiência administrativa não seja custeada pela perda ou diminuição da independência e autonomia técnica dos servidores públicos. Clique abaixo e ouça a íntegra da reflexão do senador.

Image


 

Uma reflexão sobre as incoerências da Reforma Administrativa com o Consultor Legislativo do Senado – Gilberto Guerzoni

Série Reforma Administrativa – Embora a administração pública brasileira careça de mecanismos que impulsionem um aumento de eficiência e produtividade, a atual proposta de Reforma Administrativa – a PEC 32/2020, apresentada pelo Governo Federal, aborda o tema de maneira equivocada e não produzirá os efeitos buscados nem no ponto de vista de economia de recursos nem na melhora da prestação de serviços à população. A opinião é do Consultor Legislativo do Senado Federal – Gilberto Guerzoni, mais um convidado da série. Clique abaixo e ouça a íntegra do raciocínio do consultor.

Image


 

Alesfe lança série de podcasts

Projeto dá voz às reflexões aos Consultores Legislativos  e Advogados do Senado Federal, bem como amplia debate em torno da Reforma Administrativa

A Alesfe está produzindo série de podcasts voltada a divulgar reflexões livres realizadas pelos Consultores Legislativos do Senado Federal.

Em paralelo a associação também promove um conjunto de podcasts temáticos sobre a Reforma Administrativa, no qual – além dos Consultores da câmara alta do Congresso Nacional – conta com a participação de parlamentares e lideranças de outras entidades ligadas ao serviço público.

Em uma era na qual as redes sociais ocupam espaço importante na formação da consciência coletiva da sociedade – acreditamos ser fundamental promover a utilização desse espaço para fins de contextualização e análise que possam contribuir para a compreensão dos acontecimentos e pautas do país.

Neste cenário, nada melhor do que poder ouvir de forma direta os Consultores Legislativos do Senado – agentes que trabalham diariamente como conselheiros e influenciadores técnicos junto aos decisores do Congresso.

Seguindo a mesma premissa, o escopo ampliado dos participantes da série sobre a Reforma Administrativa propicia à sociedade, aos jornalistas – e sobretudo ao servidor público – um contato mais próximo com a visão daqueles que estão diretamente envolvidos no debate que irá determinar o andamento do projeto.

Acompanhe aqui, no site da Alesfe, os episódios da série: https://alesfe.org.br/podcast-1/

A Reforma Administrativa atual e seus impactos negativos conforme Deputado Federal Israel Batista

Série Reforma Administrativa – A atual proposta de Reforma Administrativa, apresentada pelo Governo Federal, não visa eficiência ou melhora da prestação de serviços ao cidadão, e trará assim impactos negativos diversos na estrutura pública. Ouça no Podcast a visão do Deputado Federal Israel Batista, PV-DF, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público.

Image


 

A estratégia que alçou economia chinesa ao 1º escalão mundial

O consultor legislativo do Senado Federal Fernando Veiga Barros e Silva (@fernandoveigabarros) apontou as mudanças de estratégia que a economia chinesa utilizou para saltar ao topo do cenário mundial.

Image