A Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (ALESFE) manifesta sua repulsa à ação criminosa dos vândalos que, no último dia 8 de janeiro em Brasília, livremente invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes da República.

Em nome dos servidores públicos que prestam assessoramento especializado aos senadores e ao processo legislativo, rechaçamos toda e qualquer tentativa de intimidação das instituições republicanas e de sequestro da democracia. Além de causar grande prejuízo econômico a uma Nação onde milhões de compatriotas ainda passam fome, a investida desses terroristas agrediu o Estado Democrático de Direito, o patrimônio cultural e a convivência pacífica em sociedade.

Com indignação, vimos a Lei Maior do País, base do nosso trabalho cotidiano, ser simbolicamente conspurcada por pessoas que não entendem o duro trabalho de reconstrução da democracia brasileira. Estarrecidos, vimos também o Plenário do Senado Federal ser utilizado como playground de golpistas inconformados com o resultado final da vontade popular, auscultada em eleições limpas e transparentes.

Cobramos providências imediatas para a identificação e punição, nos termos da lei, dos responsáveis pela execução das ações terroristas, dos mandantes e financiadores do movimento golpista, bem como dos agentes públicos que, podendo evitar os ataques às instituições e ao patrimônio de todos os brasileiros, foram omissos. Não é aceitável que a barbárie perpetrada contra a nossa democracia fique impune.

Tendo em mente a importância do pluralismo político, conclamamos todos os agentes do Estado a renovar o compromisso com o munus público, que encontra fundamento unicamente na lei, abstendo-se da prática de atos com base em preferência política, filosófica, moral ou de qualquer natureza. Na defesa das instituições democráticas, reiteramos nosso compromisso incondicional com a Constituição da República de 1988, que juramos obedecer, e fazemos nossas as palavras do saudoso Deputado Ulysses Guimarães: “Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”. Viva a democracia!

Brasília, 10 de janeiro de 2023.