No dia 09 de dezembro de 2021 os associados da Alesfe se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária e elegeram, em chapa única, a nova Diretoria e novo Conselho Fiscal para o biênio 2021-2023.
O processo de formação da chapa foi aberto a todos os associados e sua composição foi definida na última de quatro reuniões, em que foram debatidos o desempenho da gestão anterior e os desafios para os próximos dois anos. Boa parte dos integrantes da nova Diretoria exerceram mandatos na gestão 2019-2021, colaborando assim para a continuidade dos trabalhos e melhoria das rotinas e processos.
A primeira reunião da nova Diretoria foi realizada no dia 16 de dezembro de 2021, no clube da Assefe, e contou com a presença de oito diretores e diretoras, e de três conselheiros fiscais convidados, além da secretária Janaína Souza.
A reunião durou mais de três horas, extensão que marca a ocorrência de ser, também, ao primeiro encontro presencial realizado desde março de 2020. A avaliação da nova Diretoria é que houve grandes avanços na parte gestão administrativa, de comunicações e na parte jurídica, mas que conquistas de natureza política e salarial foram prejudicadas pelas restrições impostas pela pandemia e pela crise econômica e fiscal do País.
A reunião teve como pontos de pauta: a retomada do debate sobre realização de consultas para indicação de diretores das Consultorias Legislativa e de Orçamento, e da Advocacia Geral; a realização de sessão especial ( conforme o Regimento Interno do Senado – RISF, art. 199) dedicada aos servidores do SF vítimas da covid-19; a efetivação da avaliação de desempenho para fins da implementação da resolução que regulamenta a Gratificação de Desempenho; a campanha para filiação de pensionistas e consultores e advogados que ainda não são sócios; a ampliação e divulgação dos convênios oferecidos pelo Clubs (antigo Legisclub); parcerias com órgãos e entidades de assessoramento legislativo de países ibero-americanos e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP); a continuidade do projeto de oferta de cursos e consultoria por instituto ligado à Associação; o reajuste da mensalidade; as operações financeiras junto ao BB e ao Sicoob Legislativo; e a reivindicação da realização de concurso público para consultores (há 56 vagas não ocupadas no quadro de servidores do Senado) e advogados, bem como a oferta de cursos gratuitos para candidatos de baixa renda, ministrados por associados da Alesfe.
Diversos outros pontos foram debatidos, como a retomada do contato presencial e pessoal com os parlamentares, para apresentação da Alesfe e dos consultores e advogados, a continuidade da parceria com entidades como a Aslegis e Sindilegis, a definição de um calendário de eventos sociais para reunir os integrantes da entidade, entre outras.
A gestão 2021-2023 tem a seguinte composição:
ALESFE – GESTÃO 2021-2023
Cargo | Candidatos | Órgão |
Presidente | Sérgio Francisco Pires de Oliveira Penna | CONLEG |
1° Vice Presidente | Edvaldo Fernandes da Silva | ADVOSF |
2° Vice Presidente | Fabio Gondim Pereira da Costa | CONORF |
Diretor de Aposentados e Pensionistas | Cleide de Oliveira Lemos | CONLEG |
Diretor Administrativo | Luiz Alberto da Cunha Bustamante | CONLEG |
Diretor Financeiro | José Pinto da Mota Filho | CONLEG |
Diretora Social e Cultural | Maria da Conceição Lima Alves | CONLEG |
Diretor Jurídico | Antonio Helder Medeiros Rebouças | CONORF |
Diretor de Comunicação e Marketing | Marcus Peixoto | CONLEG |
Diretor de Convênios e Benefícios | Paulo Roberto Alonso Viegas | CONLEG |
1° Suplente da Diretoria | Roberta Viegas e Silva | CONLEG |
2° Suplente da Diretoria | Joaquim Maia Neto | CONLEG |
Conselheiro Fiscal Titular | Carlos Augusto Lima Bezerra | CONLEG |
Conselheiro Fiscal Titular | Omar Alves Abbud | CONLEG |
Conselheiro Fiscal Titular | Otávio Gondim Pereira da Costa | CONORF |
Conselheiro Fiscal Suplente | Vicente Costa Pithon Barreto | CONLEG |
Conselheiro Fiscal Suplente | Marcos Evandro Cardoso Santi | CONLEG |