Nesta terça-feira, 14/03, a Alesfe promoveu um debate com a Diretora do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Antonia Franco, sobre as pesquisas do instituto e o desenvolvimento da bioeconomia da região.

O INPA, criado pelo Decreto nº 31.672, de 29 de outubro de 1952, completou 70 anos em 2022. É uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação – ICT, instalada em Manaus – AM desde 1954, e é integrante da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A missão do INPA é “gerar e disseminar conhecimentos, tecnologias e inovações e capacitar pessoas para contribuir na formulação de políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”. Recentemente o INPA aprovou o seu Direcionamento Estratégico 2021-2031 e a sua Estratégia 2031.

Antonia Franco é Pesquisadora titular III no INPA, líder de grupo de pesquisa pelo CNPq, e possui doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (1995) com parte do estudo desenvolvido na Universidade de Yale (EUA). De 2018 a 2019 cursou Gestão da Inovação pelo Programa Innovation Management Professional/IMP, oferecido pela Steinbeis University-School of International Business and Entrepreneurship (STEINBEIS-SIBE).

O evento, que teve a moderação de Marcus Peixoto, Consultor Legislativo do Senado Federal, e Diretor de Comunicação da Alesfe, ocorreu no Auditório Antônio Carlos Magalhães, localizado no prédio do Interlegis, na Avenida N2, Blog 2 do Senado Federal – na Zona Cívico-Administrativa, em Brasília-DF.

Aqueles que não puderam comparecer presencialmente ainda tem a oportunidade de acompanhar no canal no Youtube do Intelegis: https://www.youtube.com/watch?v=oxFuLJkDoNI.

A Alesfe conta com o apoio do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB, da Consultoria Legislativa -CONLEG e da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle – CONFORF, do Senado Federal).