No último dia 12 de setembro, o consultor legislativo do Senado Federal – Fernando Meneguin, foi nomeado como Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
Em entrevista exclusiva para a comunicação da Alesfe, o servidor refletiu sobre questões como a representatividade do ILB para o Senado e seus servidores, e as mudanças e projetos que pretende implementar como Diretor-Executivo do Instituto.
Leia abaixo a íntegra da entrevista:
Alesfe: Qual a importância do ILB para o Senado Federal e seus servidores?
Fernando Meneguin: O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) desempenha papel fundamental na oferta de ações de ensino, capacitação e aprimoramento para colaboradores do Senado e outros órgãos públicos, bem como colabora no para o aperfeiçoamento das atividades dos mandatos parlamentares.
Alesfe: Quais as mudanças e projetos que o Sr. defende que sejam implementados no ILB?
Fernando Meneguin: Além do serviço de excelência que o ILB já presta, pretendemos adotar algumas diretrizes para a atuação do ILB, como: fortalecer a capacitação das assessorias legislativas; articular com outras escolas de governo e universidades; ofertar cursos de temas atuais e estratégicos; fortalecer a comunicação e a marca ILB; e atualizar alguns normativos internos
Alesfe: Qual a importância do ILB para o programa Interlegis?
Fernando Meneguin: O Interlegis, lançado há 26 anos, é um programa do Senado Federal que tem como missão modernizar e integrar o Poder Legislativo Brasileiro a partir de quatro pilares: Informação, Comunicação, Tecnologia e Capacitação para principalmente as câmaras municipais. O ILB é quem administra o programa Interlegis.
Alesfe: Como é ou deve ser a interação do ILB com as demais escolas de Governo e com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL)?
Fernando Meneguin: Vamos trabalhar em conjunto com outras escolas de governo, isso agrega eficiência à nossa atuação e conseguimos disseminar mais os conhecimentos que são de interesse de todos.