Na tarde desta última quinta-feira (22), a nova diretoria da Associação de Consultores e Advogados do Senado Federal (Alesfe) tomou posse, em cerimônia realizada na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federal, para o biênio 2024-2025.

No seu discurso de posse, a nova Presidente, Cleide de Oliveira Lemos, destacou a representatividade das mulheres neste novo ciclo, que são maioria na composição da diretoria. “As mulheres podem estar onde elas quiserem e precisam desses espaços. Nesse momento, percebemos um certo equilíbrio de gênero, mas estamos muito atrasados quanto a representatividade de raça. Não há possibilidade de uma democracia sem pluralidade em todos os níveis, pontuou Lemos.

Também valorizou o papel fundamental dos servidores públicos. “Este é um coletivo que vai procurar trabalhar dialogando, valorizando o serviço público e seus servidores. Estou muito feliz de estar compondo essa diretoria”, finalizou.

A Diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, reforçou a questão da diversidade. “Antes havia um cenário de castas, não poderia deixar de estar aqui neste momento em que a Alesfe passar a ser representada por um grupo majoritário de mulheres. Esse é um coletivo que merece ser admirado”, enfatizou Trombka.

Estiveram presentes na posse e desejaram boa sorte a nova gestão, o Consultor geral da Consultoria Legislativa, Danilo Augusto Barbosa de Aguiar, o advogado do Senado Federal, Thomas Henrique Gomma de Azevedo e o consultor-geral do Orçamento, Flavio Diogo Luz.