Novo Arcabouço Fiscal foi tema de evento promovido por Alesfe, Interlegis e Senado Federal

Projeto aprovado pela Câmara dos Deputados no último mês de maio, e no Senado Federal em junho, o Novo Arcabouço Fiscal foi proposto para substituir o atual Teto de Gastos e tem como objetivo principal introduzir uma série de regras para evitar o descontrole das contas públicas.

Uma discussão qualificada sobre seus detalhes e possíveis impactos ocorreu na última quinta-feira, 29/06, durante evento realizado no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Bloco 2 do Senado Federal.

Diversos nomes de destaque da consultoria legislativa contribuíram para o evento.

A abertura ficou a cargo do advogado do Senado e Presidente da Alesfe, Edvaldo Fernandes da Silva, enquanto que a mediação, por sua vez, foi da consultora legislativa também do Senado, Rita Santos.

Como debatedores, estiveram presentes o consultor-geral da Câmara dos Deputados, Wagner Primo Figueiredo Júnior, e o consultor legislativo do Senado, Fernando Moutinho.

O evento contou ainda com a palestra do consultor de orçamentos da Câmara dos Deputados e Secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos.

A ocasião foi promovida por uma parceria entre a Alesfe, o Instituto Legislativo Brasileiro e a própria Câmara Alta do Congresso Nacional.

Assista a íntegra no canal da Alesfe no YouTube: https://youtu.be/6eXhQvqfbCI

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Rafael Silveira e Silva compôs equipe que estudou o impacto da covid-19 nos processos legislativos e no assessoramento

Um trabalho realizado pela equipe designada pelo Consultor Geral Legislativo, Danilo Augusto Barbosa de Aguar, analisou os impactos da covid-19 – e de introduções de novidades como o Sistema de Deliberação Remota (SDR) – nos processos legislativos e no assessoramento.

A equipe que contou com o consultor do Senado Federal, Rafael Silveira e Silva, se apoiou nos resultados da análise de impacto do SDR constante no Plano Estratégico da câmara alta no biênio 2021/2022.
Veja detalhes abaixo, no resumo do trabalho:

“Este Texto para Discussão traz os resultados dessa avaliação, que levou em conta dados do processo legislativo e a realização de um survey entre os servidores que prestam serviços de assessoramento aos parlamentares para colher suas impressões sobre as repercussões da sistemática de trabalho estabelecida durante a pandemia.

A avaliação indicou que, não obstante o sucesso do SDR como solução tecnológica que assegurou a continuidade dos trabalhos, a manutenção do papel institucional do Senado Federal, bem como a percepção de novas formas de dinamização dos trabalhos, o processo legislativo foi fortemente impactado pele elevação do número de proposições acompanhada de uma significativa redução dos prazos de tramitação e de discussão, elevando a probabilidade de perdas qualitativas sobre os textos e de um processo mais plural e inclusivo nas deliberações.

Esse cenário foi confirmado sobre a percepção das assessorias de gabinete e institucionais, indicando, indiretamente, a visão dos próprios parlamentares quanto a necessidade de aprimoramento das regras para melhoria do exercício da representação democrática e, diretamente, a diminuição dos espaços de atuação condizentes com o potencial dos servidores”

Clique no link para ler a íntegra: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td317

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Ailton Braga analisa evolução histórica das taxas de juros reais e seus determinantes no Brasil

Em artigo para o Blog do Ibre, da FGV, o consultor legislativo do Senado Federal – Ailton Braga, analisou a evolução histórica da taxa Selic real e seus determinantes a fim de estimar a ‘taxa de juros real neutra’.
De acordo com Braga, tal estimativa é fundamental, já que este elemento é uma das variáveis mais relevantes para a condução da política monetária à medida que é um dos principais responsáveis por estabilizar a taxa de inflação e a taxa de desemprego.

“Para reduzir a taxa de inflação, o Banco Central precisa manter a taxa de juros real, ou seja, a Selic deflacionada pela expectativa de inflação futura, acima do valor da taxa de juros real neutra. Já se quiser reduzir a taxa de desemprego, precisa manter a taxa de juros real abaixo da taxa neutra”, afirmou o consultor no artigo.

Confira a íntegra da análise no link: https://blogdoibre.fgv.br/posts/evolucao-historica-das-taxas-de-juros-reais-e-de-seus-determinantes-no-brasil

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Ao lado de Gilmar Mendes, Victor Marcel Pinheiro coordena obra em homenagem a Roberto Rosas

Na última segunda-feira, o Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) realizou o lançamento da coletânea “Súmulas, teses e precedentes — Estudos em homenagem a Roberto Rosas”, obra que contou com a coordenação do consultor legislativo do Senado Federal, Victor Marcel Pinheiro, e pelo ministro do STF, Gilmar Mendes.

A coletânea em homenagem a Rosas, advogado e professor, é dividida em três partes – sendo:

1ª) A incorporação de uma cultura de respeito aos precedentes – trazendo artigos dedicados a temas da teoria geral dos precedentes e de direito constitucional;

2ª) A conformação processual dos precedentes – reunindo artigos sobre os institutos de direito processual, constitucional, civil e penal que interagem com os precedentes no direito brasileiro;

3ª) Leading cases dos tribunais superiores à luz da teoria dos precedentes – compilando estudos sobre orientações consolidadas acerca de ramos diversos dos varejos, tais quais o constitucional, o administrativo, o civil, o penal, o previdenciário, o tributário e o ambiental.

Para adquirir a obra, acesse: https://www.editoragz.com.br/none-221019712

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Victor Carvalho Pinto discute os impasses na implementação do novo marco legal do saneamento

Os impasses em torno das novas regras para a seleção dos prestadores de serviço de saneamento básico nas diversas regiões brasileiras foram tema de artigo do consultor legislativo do Senado Federal, Victor Carvalho Pinto, para a Revista Piauí.

No trabalho, Carvalho – que é também coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper, criticou os atalhos escolhidos pelo Governo Federal para solucionar problemas advindos do novo marco legal, aprovado em 2020, e ressaltou a importância da pauta ser discutida amplamente no Congresso Nacional.

Leia a íntegra do artigo no link: https://piaui.folha.uol.com.br/o-que-importa-na-guerra-do-saneamento/

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